Na virada desta década, tivemos uma intensificação das discussões sobre fake news e sobre a construção de narrativas com informações falsas que se espalham como água na internet, redes sociais e canais de mensageria.
Esse cenário de pós-verdade torna o ambiente de fragmentação digital contemporâneo ainda mais confuso, quando não, perigoso enquanto um caminho para a alienação de leitores.
E, embora o processo para fugir das fake news não seja propriamente um segredo e envolva a busca por veículos sérios, que seguem preceitos jornalísticos de verificação de fontes, espaço para o contraditório etc.; dado o volume gigantesco de páginas e veículos presentes no meio online, contar com ferramentas que te apoiem na busca por conteúdo confiável pode ser um caminho interessante de utilização da tecnologia a favor do esclarecimento público.
Logo abaixo, selecionamos três sugestões de aplicativos e ferramentas nesse sentido:
Possivelmente o mais popular agregador de notícias do mercado, o Feedly tem uma proposta simples: mantê-lo atualizado sobre os tópicos que te interessam, de modo organizado, tendo como base veículos com respaldo jornalístico.
Para quem tem interesse ou precisa acompanhar notícias internacionais, vale muito a pena baixar o SmartNews, com foco especializado em grandes publishers americanos como NBC News, MSNBC, TIME e The Huffington Post.
Se você precisa checar se um texto é verdadeiro ou falso, vale a pena conhecer o Fake Check, plataforma que utiliza inteligência artificial para identificar a possível veracidade de um determinado conteúdo. Criado por pesquisadores da USP e UFSCAR, a ferramenta é um ótimo apoio para quem tem dúvidas sobre aquele um texto de caráter duvidoso.