Todos os meses, uma seleção de notícias e estudos sobre o mercado de comunicação. Acompanhe tendências, análises e discussões que influenciam o universo da mídia, por meio da curadoria especializada da JFB Mídia e Conteúdo.
DEBATES
Noticiário econômico: perdidos na selva financeira
“O que interessa destacar é o conflito cognitivo vivido por uma enorme parcela do público causado pela contradição entre a crescente complexidade das finanças contemporâneas e a norma jornalística de simplificar as narrativas econômicas.”
Em artigo para o Observatório da Imprensa, o jornalista e pesquisador Carlos Castilho comenta o cenário paradoxal de um jornalismo econômico que, ao mesmo tempo, vive uma batalha de influência entre grandes players do mercado de investimentos que, hoje, coordenam os principais veículos de economia do país; e os desafios em traduzir para o público temas complexos ligados a seara fiscal, cambial e orçamentária do país.
PERSPECTIVAS
O histórico e polêmico momento em que jornalismo vira ChatGPT
“Ao invés de serem revisionistas de uma história que está, obviamente, e uma vez mais, sendo escrita à sua revelia, editores, jornalistas e empresários do setor deveriam imediata e urgentemente assumir um protagonismo inédito.”
Pyr Marcondes, sócio da Pipeline Capital, reflete em artigo para o Meio & Mensagem, sobre o avanço da inteligência artificial no mercado editorial e como os executivos do setor, na visão do autor, deveriam se unir aos tecnólogos de IA para explorar oportunidades e otimizar a capacidade analítica de jornalistas.
INTERNACIONAL
Meta quer uma IA Aberta
“Analistas apontam que o interesse da Meta em um modelo de IA de código aberto vai além do altruísmo. Ao contrário de concorrentes como Google, Microsoft e Amazon, a empresa não possui um serviço de computação em nuvem para suas ofertas de IA. Portanto, é do interesse da Meta promover uma abordagem open source, que lhe permita formar parcerias com provedores de nuvem, como Google Cloud e AWS da Amazon, para hospedar e executar o Llama.”
Reportagem da Columbia Journalism Review analisa a estratégia da Meta em investir em modelos abertos de inteligência artificial e se a estratégia pode ser eficiente para os planos da big tech.
DADOS E INDICADORES
“Mais de 34% dos jornalistas trabalham fora da mídia”
Números da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021” revelam ainda que 43,4% dos jornalistas trabalham com Assessoria de Imprensa e que um dos desafios do atuais do setor é garantir direitos em meio ao processo de precarização do mercado.
EXCLUSIVO JFB
O jornalismo que a automação não alcança
“O valor do jornalismo – sobretudo na vertente das reportagens, análises amplas e das diferentes linhas críticas – não reside em um apanhado de dados ou informações costuradas friamente, mas na reflexão, na personalidade que atrai leitores e no equilíbrio entre a busca pelo fato e o olhar humano que interpreta, traduz e constrói pontes de diálogo.”
Leia artigo completo de João Barros, editor e criador da JFB mídia e conteúdo, sobre o papel da subjetividade humana em meio aos debates sobre inteligência artificial e redação jornalística.
DICA DO MÊS
The Newsroom
Com três temporadas, a premiada série da HBO aborda – uma década antes da excepcional Succession – o contexto e as disputas da indústria midiática, sendo ainda um prato cheio para os interessados no ofício e limites da profissão jornalística.
Disponível na HBO
LEIA ARTIGO SOBRE THE NEWSROOM NO BLOG DA JFB
Curtiu o conteúdo? Siga a JFB nas redes sociais:
SOBRE A JFB MÍDIA E CONTEÚDO
A JFB é uma agência de comunicação especializada na produção de estudos de mercado, reportagens, e-books, infográficos e conteúdos para blogs sobre economia, cultura e tecnologia.
Para orçamentos e projetos, entre em contato:
joao@jfbconteudo.com.br
11 96061-0016
Para conhecer nossos clientes e mais do nosso trabalho, acesse: