Todos os meses, uma seleção de notícias e estudos sobre o mercado de comunicação. Acompanhe tendências, análises e discussões que influenciam o universo da mídia, por meio da curadoria especializada da JFB Mídia e Conteúdo.
DEBATES
O discurso racional e a imprensa brasileira no século XX
“Espelhando-se nos países europeus, a primeira sociedade eugênica a surgir no Brasil – em 1918, na cidade de São Paulo – tinha interesse em desenvolver um projeto de identidade cultural civilizatório que pulverizasse a realidade multirracial do povo brasileiro.”
Matéria do Portal Nexo divulga pesquisa que analisa o papel dos meios de comunicação na produção do discurso racial brasileiro e em processos que incentivavam uma ideia de “embranquecimento”, inclusive social e cultural, do país.
PERSPECTIVAS
Como está a regulação da IA na América Latina?
“Mais especificamente, na América Latina avançam iniciativas para regular o uso e o desenvolvimento de inteligência artificial (IA), segundo um relatório da organização Access Now. Além do Brasil, projetos de lei nesse sentido foram apresentados na Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, México e Uruguai. A maioria delas segue as linhas gerais da Lei de IA da União Europeia, que estabelece que a segurança no desenvolvimento e uso dessa tecnologia deve se sobrepor às oportunidades econômicas.”
Reportagem da Agência Pública, que aborda os debates em torno da regulação da inteligência artificial em países latino-americanos.
INTERNACIONAL
A fragmentação da mídia e o que pode vir a seguir
“Se a fragmentação é perigosa em alguns aspectos, em outros ela pode até ser instigante.”
Em artigo para a Columbia Journalism Review, o jornalista Jon Allsop analisa o contexto de avanço – e os desafios – para novos modelos jornalísticos dentro do processo de fragmentação midiática.
DADOS E INDICADORES
Lucro do mercado global de jornais e revistas deve cair 1,5% em 2024
Seguindo uma trajetória de crise e de busca por soluções para atração de leitores e monetização, setor deve ter de mais de US$ 11 bilhões este ano, segundo projeção da Statista.
EXCLUSIVO JFB
A opinião do público e os rumos do jornalismo contemporâneo
“Fato é que o diálogo com leitores faz e sempre fez parte da rotina da imprensa. Do mesmo modo, as críticas ao jornalismo oferecem, ao mesmo tempo, um norte para uma verificação mais detalhada sobre eventuais falhas e uma base para a reflexão de como irá se constituir a produção jornalística do futuro.”
Confira, no blog da JFB, uma reflexão sobre produção jornalística e relacionamento com leitores no ambiente das redes sociais e mídia digital.
DICA DO MÊS
Núcleo lança ferramenta para incluir contextos em reportagens
O Núcleo – iniciativa jornalística que tem como missão investigar, analisar e noticiar sobre o impacto da tecnologia digital na vida das pessoas – lançou oficialmente nesta segunda-feira o Xarta, um mini-CMS de código aberto para manter o conteúdo e contextos de reportagens sempre atualizados.
A ferramenta facilita o processo de criação, inserção e atualização de contextos ao mesmo tempo em múltiplas reportagens. Assim, as redações podem publicar reportagens com contextos mais completos e sempre atualizados sem a necessidade de retrabalho.
Curtiu o conteúdo? Siga a JFB nas redes sociais:
SOBRE A JFB MÍDIA E CONTEÚDO
A JFB é uma agência de comunicação especializada na produção de estudos de mercado, reportagens, e-books, infográficos e conteúdos para blogs sobre economia, cultura e tecnologia.
Para orçamentos e projetos, entre em contato:
joao@jfbconteudo.com.br
11 96061-0016
Para conhecer nossos clientes e mais do nosso trabalho, acesse: