Todos os meses, uma seleção de notícias e estudos sobre o mercado de comunicação. Acompanhe tendências, análises e discussões que influenciam o universo da mídia, por meio da curadoria especializada da JFB Mídia e Conteúdo.
DEBATES
Mídias tradicionais e a reinvenção radical?
“Com os usuários se afastando das opções tradicionais e as grandes empresas de tecnologia construindo novos legados, o cenário de mídia e entretenimento sofreu uma mudança brusca. Entre 2023 e 2025, é esperado que as big techs, como Amazon, Google, Apple e Microsoft, cresçam duas vezes mais rápido do que a imprensa clássica, sendo 10,6% versus 4,8%.”
Com comentários de executivo da Accenture, artigo do Propmark analisa dados de relatório da consultoria que, dentre outros pontos, destaca uma queda importante no consumo televisivo pela população brasileira e alternativas para o reposicionamento da grande mídia.
PERSPECTIVAS
Confiança em queda e o futuro da monetização
“Segundo estudos da International Trade Association for Broadcast and Media (IABM), o nível de confiança dos executivos do setor no futuro da indústria está em queda, em função dos desafios apresentados pela realidade digital.”
De acordo com os indicadores da IABM, monetizar novos modelos de negócio se coloca como a questão-chave para a sustentabilidade das operações midiáticas ao longo dos próximos anos, que passam a investir em caminhos como a aplicação de IA em seu dia a dia.
INTERNACIONAL
As novas disputas no universo das big techs
Antigos líderes estão desvanecendo enquanto novos players lutam para consolidar influência.
Em artigo para o Axios, o editor de tecnologia do portal americano, Scott Rosenberg, analisa o contexto de transformações e novas ordens de domínio transnacional no universo das big techs.
DADOS E INDICADORES
Brasil é apenas o 11º país em ranking de liberdade de imprensa da América Latina e Caribe
Dados da Statista colocam o país atrás de países do Mercosul como Uruguai (6º), Chile (7º) e Argentina (9º). Ranking é liderado pela Jamaica e tem, respectivamente, Venezuela, Nicarágua e Cuba na três últimas posições do levantamento.
EXCLUSIVO JFB
Jornalismo e pós-verdade: 3 ferramentas para acompanhar notícias
“Embora o processo para fugir das fake news não seja propriamente um segredo e envolva a busca por veículos sérios, que seguem preceitos jornalísticos de verificação de fontes, espaço para o contraditório etc.; dado o volume gigantesco de páginas e veículos presentes no meio online, contar com ferramentas que te apoiem na busca por conteúdo confiável pode ser um caminho interessante de utilização da tecnologia a favor do esclarecimento público.”
Confira, no blog da JFB, três soluções confiáveis para acompanhar notícias e checar a veracidade de conteúdos.
DICA DO MÊS
Jornalismo e Emancipação, Dennis de Oliveira
Em “Jornalismo e emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire”, o professor da Universidade de São Paulo e um dos maiores pesquisadores da comunicação no Brasil, Dennis de Oliveira, propõe a ideia do jornalismo como ação cultural emancipatória e enquanto alternativa para a espetacularização midiática “em que a verdade transfigurou-se para verossimilhança e a opinião para o opinionismo.”
Curtiu o conteúdo? Siga a JFB nas redes sociais:
SOBRE A JFB MÍDIA E CONTEÚDO
A JFB é uma agência de comunicação especializada na produção de estudos de mercado, reportagens, e-books, infográficos e conteúdos para blogs sobre economia, cultura e tecnologia.
Para orçamentos e projetos, entre em contato:
joao@jfbconteudo.com.br
11 96061-0016
Para conhecer nossos clientes e mais do nosso trabalho, acesse: